Semana da Consciência Negra

Foi realizada, 25 de novembro de 2011, sessão especial registrando o transcurso da Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira. Estavam presentes, além de autoridades e convidados especiais, a senhora Staël Soraya dos Santos Rosa, presidente do Movimento Negro de Uruguaiana e o senhor Jorge Aurélio Alves Quirino, presidente da Aruanda.

A solenidade foi proposta pelo vereador Francisco Barbará, que falou sobre a importância do legado africano para a formação do povo e da cultura brasileira. A presidente do Movimento Negro de Uruguaiana deu destaque aos homenageados da Semana, pessoas que contribuíram com a cultura afro-brasileira, explanando sobre as conquistas da raça negra nos últimos anos, especialmente, sobre a demarcação das terras dos quilombolas em nossa região.

O presidente da Aruanda, Jorge Quirino, fez a entrega dos certificados de reconhecimento aos senhores Claudiomir de Oliveira Silva, Maria Castro Moraes, Maria de Jesus Madruga, Rinaldo Acosta e, “in memorian”, Zilá Pinto.