Secretário municipal de saúde nega falta de medicamentos

O secretário municipal de Saúde, médico José Maria Argemi Filho, negou, nesta quinta-feira, a informação de que esteja faltando, na farmácia municipal de Uruguaiana, medicação básica para atender casos de urgência e emergência e para atender a pacientes hipertensos. O secretário compareceu no plenário da Câmara Municipal, atendendo à solicitação feita pelos vereadores da Comissão de Serviços Municipais.
Segundo o secretário, a prefeitura enfrenta dificuldades para a entrega dos medicamentos especiais que são de responsabilidade dos governos federal e estadual. Argemi informou aos vereadores que a prefeitura está adquirindo com recursos próprios medicamentos para os pacientes que realizam o tratamento da hipertensão, pois há 60 dias o Ministério da Saúde não está repassando este tipo de remédio para o município. A informação foi recebida com surpresa pela vereadora Maria do Carmo Victorino (PT) que irá pedir informações ao Ministério da Saúde sobre a situação do repasse de medicamentos ao município.
Os vereadores presentes na sessão ainda questionaram o secretário municipal de Saúde com relação aos estoques de medicamentos, falta de médicos nos postos de saúde, a ampliação do programa saúde da família (PSF) e o atendimento médico no interior do município. Argemi reconheceu a carência de médicos especializados em ginecologia e pediatria para atender nos postos de saúde. Argemi informou, porém, que o posto 17, localizado no bairro Nova Esperança, passará a contar com programa de saúde da família.

22 de setembro de 2006