Secretário de Meio Ambiente presta esclarecimentos aos vereadores

O secretário de Meio Ambiente de Uruguaiana, Valério Echeverria, prestou, nesta quinta-feira (07/10/10), esclarecimentos aos vereadores sobre problemas ambientais da cidade. O primeiro questionamento foi a respeito da mortandade de peixes ocorrida no Arroio do Salso nos últimos dias de agosto. O secretário informou que foram encontrados poucos peixes mortos no local e que a causa diagnosticada foi o “inverno atípico”. Segundo o secretário, não foi possível realizar exames da água e dos peixes porque os animais estavam mortos há mais de 48 horas. “No arroio, os fiscais não encontraram latas de agrotóxico ou de óleo que pudesse indicar a contaminação da água por essas substâncias”, declarou.

O secretário também foi questionado sobre o incêndio ocorrido no lixão de Uruguaiana. Echeverria disse que o incêndio foi criminoso e provocado por dois homens que atearam fogo em pneus velhos. O secretário destacou que o aterro sanitário é prioridade para a administração municipal e informou que os fiscais estão elaborando um levantamento dos depósitos de lixo clandestinos em vários bairros da cidade para adotar providências.