Secretário de Finanças anuncia estudo sobre reenquadramento salarial

O secretário de Finanças de Uruguaiana, Diego Xavier Roque, anunciou nesta sexta-feira que estará entregando ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice, na segunda-feira próxima, o relatório de um estudo que aponta condições para realizar o reenquadramento salarial dos 2,1 mil servidores da prefeitura de Uruguaiana. O estudo prevê a alteração dos atuais pisos salariais nos 11 níveis existentes do funcionalismo. De acordo com o secretário, o nível 1, por exemplo, teria o piso elevado de R$ 179 para uma faixa salarial entre R$ 350 e R$ 400.
O anúncio do estudo de viabilidade do reenquadramento salarial foi feito durante a audiência pública que debateu, na Câmara de Vereadores, as metas fiscais do poder executivo no exercício de 2006. A audiência pública foi presidida pelo vereador José Fernando Tarragó (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. O vereador Tarragó demonstrou preocupação com o fato de que após 21 meses de administração, o prefeito ainda não tenha encaminhado um projeto de reajuste para os servidores.
– Vimos que o poder executivo está realizando suas metas fiscais pagando em dia o funcionalismo e amortizando as dívidas contraídas, mas não se pode sacrificar o funcionalismo desta forma. Se continuar assim, os serviços vão começar a parar porque os profissionais estão se sentindo desprestigiados pelo governo municipal – disse o vereador Tarragó.
O secretário Diego Roque recon
heceu a dificuldade do governo municipal em conceder os reajustes ao funcionalismo devido o elevado percentual de comprometimento dos recursos com a folha de pagamento (48,5%). O secretário salientou, porém, que a situação dos servidores municipais é bem mais confortável hoje do que a verificada em janeiro de 2005, quando os salários estavam sendo pagos com atraso.
– Desde abril de 2005, os vencimentos estão sendo pagos no mesmo mês. Hoje, o funcionalismo sabe que vai receber no final de cada mês trabalhado. Vamos apresentar o estudo e o prefeito anunciará sua decisão – declarou o secretário.

29 de setembro de 2006