Secretário de Agricultura fala sobre vitivinicultura

Esteve presente à reunião de hoje (28 de junho de 2011), o secretário municipal de Agricultura, Wilson José Mateo Dornelles, por iniciativa dos vereadores José Clemente (PT) e Rogério de Moraes (PSDB), com o objetivo de explanar sobre a produção da vinícola localizada em São Marcos, especialmente sobre a safra de 2010, cujo projeto de vitivinicultura é realizado através de parceria com o governo federal.

O secretário expôs que a situação de Uruguaiana é privilegiada pelas condições de clima e solo, a uva produzida é de alta qualidade, a estrutura é muito boa, mas a safra vem sendo vendida para outras vinícolas, pois há dificuldades em comercializar o vinho produzido, em razão de situações de mercado, de tributação e da concorrência do vinho argentino. Após a apresentação de informações e fotos das videiras e da vinícola, mostrando aspectos da plantação, da colheita e das instalações e maquinários, foi esclarecido que o fenômeno climático “La Niña”, ocorrido em 2010, trouxe grande prejuízo à cooperativa na safra anterior.

O vereador Clemente Corrêa falou da diversidade de produtos que podem ser feitos a partir da uva colhida, como suco, uva de mesa, geleias, doce em pasta, questionando sobre a possibilidade de realizar essa diversificação, já que ocorre a baixa comercialização do vinho. Sobre isso, o secretário disse que pode ser estudado, embora os equipamentos e máquinas existentes sejam para produção de vinho.

Ao manifestar-se, o vereador Adalberto Silva (PP) disse conhecer a área e que o estado de abandono das videiras é lamentável e, segundo entende, com os devidos cuidados que o parreiral exige, a produção pode ser otimizada.

Afirmando querer colaborar com o desenvolvimento da vitivinicultura, o vereador Rogério sugeriu que seja desenvolvida a atividade em Uruguaiana a partir da realização de projetos, feiras, divulgação, parcerias com o poder público para incentivo ao comércio e exploração integral da atividade.

Em resposta aos questionamentos dos vereadores, o secretário Cicico afirmou que, juntamente com o Prefeito Felice, tem buscado soluções para manter o projeto, entendendo ser necessária a contratação de pessoal especializado e o estudo de medidas de mercado que possibilitem a comercialização do vinho numa concorrência leal.

O presidente, vereador Ronnie Mello (PP), destacou a preocupação do Poder Legislativo em buscar alternativas, através de um trabalho conjunto com a Secretaria de Agricultura e as demais estruturas do Poder Executivo, para que o investimento realizado seja valorizado e posto à disposição de pessoas que queiram trabalhar para o sucesso do projeto.