Secretário apresenta relatório de investimentos na área de Educação

O secretário municipal de Educação, Delmar Kauffmann, apresentou, nesta terça-feira (13/07/10), aos vereadores de Uruguaiana informações sobre o montante dos investimentos feitos pela prefeitura na área da educação nos últimos cinco anos. Desde 2005, os investimentos em construção e ampliação de escolas alcançou a cifra de R$ 18,5 milhões com a criação de 5.531 novas vagas.

Kauffmann destacou que 94,87% do valor investido na construção e ampliação de escolas municipais é oriundo de recursos do próprio município. “O governo federal repassou à prefeitura apenas R$ 950 mil, nesse período, o que representa 5,13% do total investido”, completou. Kauffmann também esclareceu que as verbas Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) são geradas pelas transferências de recursos federais e estaduais, às quais o município tem direito por previsão da Constituição Federal. “O governo federal não deposita recursos do seu orçamento na formação do Fundeb no Rio Grande do Sul. Isso só ocorre nos estados mais pobres da federação”, informou o secretário.

Em 2010, a previsão de crédito na conta municipal do Fundeb é de R$ 19,2 milhões, sendo que 72,6% dos recursos deverá ser usado no pagamento de gastos com pessoal. O restante será aplicado em gastos com construção, o que representa um valor de R$ 5,2 milhões.

O secretário Kauffmann destacou que o número de vagas ofertadas para a educação infantil, em 2010, representa um crescimento de 250% em relação às vagas ofertadas em 2004. “Hoje, temos 1.702 alunos em escolas de educação infantil e compramos outras 700 vagas. O total de crianças atendidas é de 2.402 crianças. Em 2004, o atendimento total era de 960 alunos”, disse. A projeção da Secretaria de Educação é de que a oferta de vagas cresça 310% com a construção de novas escolas.

A economia feita pelo município na contratação do transporte escolar também foi ressaltada pelo secretário. Kauffmann calcula que, desde 2005, a prefeitura tenha economizado cerca de R$ 9 milhões com o transporte escolar. “Em 2004, a prefeitura pagava R$ 5,51 por quilômetro rodado. A atual administração reduziu para R$ 2,81 o quilômetro rodado. Contratamos 32 ônibus de primeira qualidade para rodar 4 mil quilômetros por dia e transportar 1.250 alunos”. O secretário encerrou a apresentação do relatório com um desabafo. “Eu gostaria de saber onde foi parar o dinheiro da Educação naquelas administrações que contabilmente demonstraram terem aplicado os 35% dos recursos do orçamento. O que fizeram do dinheiro da Educação? O município havia parado de construir escolas por quatro anos. Novas escolas só voltaram a ser construídas na administração do prefeito Felice”, ponderou.