Secretaria de Desenvolvimento Social apresenta gestão na tribuna

          A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu informações sobre os serviços, a estrutura e as atividades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social na reunião do dia 12 de dezembro de 2024.

         Por proposta do vereador Juca (Joalcei Gonçalves), a Secretária Municipal da Pasta, Soraya Salomão, apresentou as ações realizadas pela Secretaria, os investimentos aplicados e os desafios enfrentados. Entre as principais obras de infraestrutura destacam-se a reforma do Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (Casa Azul), do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e a implantação e instalação da Loja Solidária.

       Durante a explicação, foi demonstrada a reestruturação das equipes que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os demais programas e projetos coordenados pela SEDES. Também foram apresentados os dados sobre os atendimentos realizados pela Secretaria.

     Na área de proteção social básica, mais de 9 mil famílias estão referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): CRAS I (Cabo Luis Quevedo), CRAS II (Bela Vista) e CRAS III (Rui Ramos). O Restaurante Popular oferece, em média, 3.600 refeições por mês; o Cadastro Único registra cerca de 540 atendimentos mensais; e o programa Bolsa Família atende, em média, 440 beneficiários no mês.

     Além disso, a SEDES gerencia programas de média complexidade, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o CRAM, e de alta complexidade, como o Acolhimento de crianças e adolescentes na Casa Azul e na Casa II, bem como o Acolhimento de adultos e famílias.

         A autoridade também destacou a importância das equipes de trabalho e o impacto positivo de programas como "Criança Feliz", "Família Acolhedora", "Acessos Trabalho" (que promove o acesso ao mercado de trabalho) e o "Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.