Secretaria da Agricultura disponibiliza técnico para atender demandas de pescadores

O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Estado, Ony Lacerda da Silva, apresentou, na tarde desta terça-feira (26/10), durante reunião com os vereadores de Uruguaiana, o técnico que irá atuar na elaboração de projetos que atendam às demandas dos pescadores dos municípios de Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Barra do Quaraí. A contratação do profissional foi requerida pelo vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso (PMDB). O técnico estará vinculado ao escritório da Emater/RS, em Uruguaiana, e começará a atuar no próximo dia 1º de novembro.

De acordo com o secretário adjunto, o técnico irá auxiliar os pescadores a elaborar projetos de desenvolvimento da pesca sustentável e a encaminhar projetos para inclusão dos pescadores em programas sociais de geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Em Uruguaiana atuam cerca de 250 pescadores profissionais que extraem 170 toneladas de pescado ao ano dos mananciais hídricos da região. “A ação do técnico será permanente e os projetos que consolidem geração de renda e melhoria de qualidade de vida não serão interrompidos com a mudança do Governo do Estado em janeiro. Essa preocupação quanto à interrupção dos projetos não existe”, disse o secretário.

A cerimônia de apresentação do novo técnico contou com a presença do diretor do Departamento de Pesca do Estado, Lorival Magnus, do presidente da Federação dos Pescadores do Estado, Vilmar Coelho, do deputado estadual Frederico Antunes (PP), dos vereadores Adalberto Silva (PP), Ronnie Mello (PP), Josefina Soares.

26 de outubro de 2010