Saúde é tratada entre vereadores e Prefeito

Questões sobre as políticas de saúde em Uruguaiana foram tratadas em reunião com o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes e o presidente da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, vereador Rafael Alves, com o Prefeito Luiz Augusto Schneider e a secretária de Saúde, Saionara Marques. Na reunião realizada nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2014, os parlamentares demonstraram a preocupação em áreas definidas da saúde e receberam os esclarecimentos do Executivo.

Através de denúncias, foi informado ao Poder Legislativo a falta de iluminação elétrica nas instalações do Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Injetáveis (CAMMI), condição que comprometeria a qualidade das vacinas armazenadas para o tratamento de pacientes. A secretária da Saúde relatou os problemas ocorridos com o transformador geral do local, garantiu que todas as vacinas estão em refrigeração na sala específica para o armazenamento que tem gerador próprio e afirmou que as providências para reforma elétrica estão sendo tomadas.

Na oportunidade, foi mencionado pelo vereador Rafael o desgaste enfrentado pela Associação de Moradores do Bairro Profilurb e administração do Posto de Saúde que estão instalados no mesmo prédio. O chefe do Executivo tomou conhecimento do assunto e a secretária anunciou que estão previstos recursos para a construção de um posto de saúde modelo na localidade para realização dos procedimentos médicos.

A realização de adaptações do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) para o credenciamento e o recebimento de recursos federais foi questionada pelo vereador Irani que em visita ao local, verificou atraso nas modificações exigidas pelos órgãos da saúde. A secretária de Saúde afirmou que as necessidades serão supridas em breve, como a instalação de novos leitos adquiridos e a reforma elétrica, para que seja agendada a vistoria que habilita o recebimento de verbas.

Dificuldades enfrentadas por pacientes com problemas vasculares foram questionadas ao Executivo que anunciou que serão amenizadas a partir da reabertura do instituto de cardiologia prevista para, no máximo, 15 dias.

Avanço conquistado

Na reunião, foi anunciada a aprovação da Secretaria Estadual de Saúde para implantar 20 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF); 8 equipes de Estratégia de Saúde Bucal (ESB); implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF II) e a contratação de 300 Agentes Comunitários de Saúde.