Santa Casa presta contas à Comissão de Saúde

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu na Comissão de Serviços Municipais e Saúde a gestora do Hospital Santa Casa de Caridade, Thaís Aramburu, dia 29 de junho de 2020. Na oportunidade foi detalhada a prestação de contas de entidade por requerimento do vereador Elton da Rocha (PSDB).

Durante a explanação foram destacadas a ações realizadas desde janeiro de 2019 de contenção de gastos e qualificação do atendimento em saúde no hospital. Entre as melhorias salientou-se reabertura de todos os serviços, exceto saúde mental, que está sendo reconstruída; pagamento em dia dos salários de funcionários e médicos, retomada do crédito com fornecedores, distrato com empresa terceirizada de faturamento, recontratualização com o Estado para atendimento pelo SUS; e reforma do 3º andar, com instalação de gases medicinais, instalação de gases medicinais no 4º andar.

Também contratação de novos médicos (oncologista clínico, anestesiologistas, urologista e cirurgião oncológico e do aparelho digestivo), abertura do ambulatório para particulares e convênios, redução do índice de glosas aumentando a receita SUS e convênios, manutenção dos aparelhos e equipamentos, negociações de dívidas, substituição da plataforma de compras, medidas de economia como cancelamento de linhas telefônicas distribuídas a funcionários e instalação de um boiler elétrico; implantação do Compliance (código de conduta para funcionários, médicos, prestadores de serviço); firmada de acordo trabalhista histórico; restruturação de setores como RH entre outros.

Thaís registrou que foram realizadas prestações de contas periódicas a Prefeitura; Ministério Público; Corpo Clínico do Hospital; Fundação Pioneiros e Conselho de Administração do Hospital, comunidade em geral e duas vezes na Câmara Municipal. O balanço detalhado foi entregue aos vereadores em relatório com 1.586 páginas

Ainda a atuação da assessoria especializada em gestão hospitalar prestada pela empresa GV Consulting que conta profissionais especializados nas mais diversas áreas dentro da administração hospitalar, como recursos humanos e faturamento.