Santa Casa apresenta situação financeira à Comissão de Saúde

O hospital Santa Casa de Caridade expôs à Câmara Municipal a sua situação financeira. Em documento foi registrada a necessidade de incentivo financeiro para a manutenção dos serviços de neurocirurgia e cardiologia; do deficit de 300 leitos conforme a Secretaria Estadual de Saúde; e do investimento para projetos de ampliação.

A Santa Casa da Caridade atende mais de 90% Sistema Único de Saúde, tem 240 leitos, 750 colaboradores e 110 médicos que realizam mais de 60 mil atendimentos no pronto-socorro, 8 mil internações, 116 mil atendimentos ambulatoriais. Em 2014, a entidade precisou buscar junto às instituições financeiras recurso para arcar com seus compromissos, em virtude da falta de repasses dos valores de faturamento referente aos meses de outubro e novembro.

De acordo com a direção, para dar-se atendimento aos pacientes, é necessário o aporte financeiro relacionado aos incentivos da neonatologia, cardiologia e neurologia, valor mensal de R$ 700.000,00. Quanto ao serviço de neurologia e cardiologia, esclarece-se que na assinatura do contrato com o Estado anunciada a necessidade de aplicação de recursos para que a instituição pudesse assumir essas habilitações, entretanto, esses valores não foram contemplados. O pleito é pelo valor de R$ 600.000,00 para os dois serviços como incentivo e co-financiamento.

A execução do maior projeto que contempla as demandas reprimidas de internação com aumento de 116 leitos custará R$ 8.000.000,00. Também há manutenção da alteração da UTI Pediátrica para UTI Neonatal, ampliação da oncologia e da área de diagnóstico e aquisição de ressonância magnética, entre outros.

As condições foram apresentadas à Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara Municipal na quarta-feira, dia 18, que buscará providências quanto ao repasse dos valores devidos da Prefeitura e do Governo Estadual.

24 de março de 2015