Roda de Conversa marca “Junho Violeta sobre violência contra idosos” na Câmara

“Violência contra Idosos: Reconhecer, Denunciar e Prevenir” foi tema de roda de conversa alusiva a campanha “Junho Violeta” na Câmara Municipal de Uruguaiana. O evento aconteceu dia 27 de junho de 2024, por proposição da Vereadora Zulma Rodrigues Ancinello, em parceria com a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó.

A mesa de trabalhos foi composta pela proponente e vereadores Marcia Fumagalli e Marcelo Lemos; também o diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas, representante do Conselho Municipal do Idoso – COMID, Tânia Angelica Cardoso Pereira; representante do Sesc Uruguaiana, Luciana Diatel Laubinz Vieira Psicanalista, Patrícia Rafin Ancinello.

Entre as questões destacadas esteve a importância do trabalho em rede para disponibilização de serviços essenciais aos idosos e o aumento da população idosa, sendo necessária a preparação da sociedade para garantir uma qualidade de vida na velhice, assim como programas com o “Maturidade Ativa” do SESC.

Na oportunidade, tratou-se dos os diferentes tipos de violências praticados contra os idosos como física, patrimoniais, abandono, discriminação e psicológica. Também foi sugerida a implementação de uma Delegacia do Idoso; projeto desenvolvido em centro comunitário, a crescente violência digital contra idosos; ampliação de espaços públicos adaptados; e a importância de difundir informações sobre os direitos dos idosos.