Reunião discute pesca predatória com autoridades e comunidade

A Comissão de Serviços Municipais realizou, no dia 21 de fevereiro de 2022, reunião extraordinária para discutir e viabilizar soluções para pesca predatória registrada no Rio Uruguai. O debate foi conduzido pelo presidente da Comissão vereador Clemente Correa, com os vereadores Egídio Carvalho, Marcia Fumagalli, Zulma Ancinello, Celso Duarte e Marcelo Lemos.

Na oportunidade, foi concedido espaço para manifestação das autoridades e envolvidos no combate à pesca predatória, descumprimento de legislação ambiental e depredação do meio ambiente. Todos os seguimentos envolvidos foram convidados a contribuir, estando entre os presentes os representantes de pescadores profissionais e amadores, Poder Executivo, Delegacia Fluvial, Policias Militares e Polícia Rodoviária Federal.

Informações sobre a exploração do Rio, uso indiscriminado de redes, pesca de arrastão e ações para aplicar a sustentabilidade da pesca foram trabalhadas, assim como registrada a importância de denúncias às polícias sobre irregularidades na atividade.

“A questão é a pesca predatória, principalmente pessoas, que muitas vezes não são de Uruguaiana, mas colaboram com a prática e nos geram diversas preocupações. O objetivo foi buscar o entendimento de como os envolvidos podem contribuir para redimir os impactos, fiscalizar as ações e regrar as condutas”, registrou Clemente.

A Comissão reuniu as sugestões e fará os encaminhamentos necessários.