Retomada do convênio para cirurgias eletivas é anunciada na Câmara

       Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 16 de outubro de 2014, a interrupção das cirurgias eletivas (não urgentes) realizadas pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Santa Casa de Caridade esteve em pauta na Câmara Municipal. Os representantes da instituição, Geovane Cravo e Eduardo Velo e do Poder Executivo, Fernando Alves, contextualizaram a situação que envolve a realização dos procedimentos tratada na Câmara Municipal na Comissão de Serviços em audiência pública, reuniões, requerimentos encaminhados ao Ministério Público, e em outras oportunidades desenvolvidas para articular a retomada das cirurgias. A presença em plenário foi solicitada pelos vereadores Irani Fernandes e Rafael Alves.

Durante o encontro, foi anunciada a decisão do Executivo de firmar o Termo de Convênio com a Santa Casa, suspenso em 2013, que define a destinação de verbas do município para complementar os valores remuneratórios para os médicos. Trata-se de 40 mil reais mensais das receitas das instituições para realização dos procedimentos. Dessa forma, foi garantida a realização das cirurgias eletiva com os profissionais da saúde e as instalações cirúrgicas em Uruguaiana.

                  “A Câmara participou efetivamente do diálogo e da articulação para garantir ao cidadão o direito às cirurgias, embora não de forma imediata, esse problema foi concluído com sucesso e empenho de todos”, frisou o presidente do Legislativo, vereador Ronnie Mello ao referir-se sobre o trabalho desenvolvido no Parlamento. Nas manifestações, foi esclarecido que ainda serão realizadas cirurgias desse tipo em outros municípios, em razão das especialidades ofertadas pelo SUS. Também a existência de projeto em tramitação no Governo Estadual para obtenção de recursos específicos na área.