Ressonância magnética é tratada pela Câmara

A necessidade de uruguaianenses realizarem exames eletivos de ressonância nuclear magnética em outros municípios foi encaminhada à Comissão de Serviços Municipais e Saúde.

Requerimento de autoria do vereador Paulo Kleinubing (Republicanos) questionando a situação foi discutido na reunião do dia 18 de fevereiro de 2021.

De acordo com o exposto, há cerca de dez anos o município não tem laboratório credenciado no Sistema Único de Saúde para prestação deste serviço. Os exames são realizados em Alegrete e Santana do Livramento, com média de espera para realização de seis meses e exposição dos pacientes a viagem que inicia por volta das 4h em van que por volta de 20h.

“Nossa intenção busca estabelecer uma forma de fazer saúde com mais qualidade. O custo do exame fora domicílio para os cofres públicos é equiparado ao exame que seria feito em laboratório particular em Uruguaiana, com a vantagem de poupar os pacientes e despesa de deslocamento”, salienta Kleinubing.

Durante a discussão entre os vereadores sobre o assunto foi registrado que a dificuldade para credenciamento deve-se pela região fronteira-oeste ter os equipamentos disponíveis conforme regramento do SUS, em relação ao número de habitantes. “Mas somos referência em neurocirurgia, esse cenário que justifica e favorece o reconhecimento do necessário uso da ressonância no município”, afirmou o vereador.