Reitora da Unipampa se reunirá com vereadores e educadores para tratar da manutenção dos cursos de formação de professores em Uruguaiana.

A presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Neraí Kaufmann, e a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luce, agendaram para o dia 8 de setembro, às 14 horas, na sede do poder legislativo, uma reunião para tratar da manutenção dos cursos superiores de formação de professores no município. A reunião também deverá contar as presenças do prefeito José Francisco Sanchotene Felice, dos vereadores que atuam na Comissão de Educação da Câmara Municipal, além de educadores ligados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana (Fafiur) e ao Campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O objetivo da reunião do trabalho é expôr à reitora da Unipampa a preocupação dos educadores e vereadores com o fechamento dos cursos de formação de professores que eram oferecidos pela PUCRS. A ideia, segundo a vereadora Neraí Kaufmann, é sensibilizar a Unipampa a assumir a manutenção da oferta dos cursos da área de educação, além de agregar a oferta do curso de psicologia. A vereadora lembra que a cidade de Uruguaiana possui uma tradição de mais de 50 anos na formação de professores, desde a criação da Fafiur. Com o fechamento dos cursos de educação, os jovens interessados em se tornarem professores terão de estudar em outras cidades.

O tema vem preocupando os vereadores de Uruguaiana desde o mês de julho passado. No dia 06 de agosto, a Câmara Municipal ofereceu a tribuna para o promotor de Justiça Claudio Ari Mello e o professor Edison Britto para falaram sobre o tema. Na ocasião, os dois solicitaram que fosse agendada uma reunião com a reitoria da Unipampa para uma exposição do tema à direção da Universidade Federal.

25 de agosto de 2009