Rede de esgoto é tratada na Comissão de Serviços

Nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro de 2019, a Comissão de Serviços Municipais reuniu a direção da empresa concessionária de água e esgotamento sanitário, BRK Ambiental, e a Comissão da Prefeitura responsável pela fiscalização dos serviços para tratar sobre a obrigatoriedade de conexão de residências à rede de esgoto.

A demanda foi requerida pelo vereador Irani Fernandes (P), sendo a reunião conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Josefina Soares (P), com Fernando Tarragó (PSD), Carmelo Madeira (PSDB), Carlos Delgado (P), Nerai Kaufmann (PSDB), Mano Gás (PSDB), Vilson Brites (PMDB).

Conforme apresentado, a determinação atende resolução que estabeleceu prazos e incentivos para a tarifa pela disponibilidade da rede de esgoto. De acordo com a empresa, em novembro de 2018 iniciaram as notificações de 4.094 moradores não conectados à rede disponível. Destes 1.514 moradores receberam a notificação para conectar seus imóveis e apenas 74 fizeram a conexão e receberam o incentivo.

Aos moradores que não fizeram a ligação, o início da cobrança se dará a partir de fevereiro. Esses usuários devem procurar a BRK Ambiental em caso de dúvidas e necessários esclarecimentos.

Outros assuntos em relação ao serviço prestado pela empresa foram apontados e questionados pelos parlamentares como multas recebidas, obras não finalizadas, qualidade da água e buracos em vias públicas. Esses serão pautados em reunião entre os representantes e a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), agendada para acontecer nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.