Reconhecimento de comunidade quilombola

           Recentemente foi reconhecida pela Fundação Cultural Palmares a comunidade quilombola Rincão dos Fernandes, localizada às margens da rodovia RS-377. O reconhecimento deu-se após estudo do historiador Dagoberto Alvim Clos, que, em suas pesquisas, verificou que em nosso Município existem três áreas remanescentes de quilombos, sendo que uma delas, o Rincão dos Fernandes, conseguiu a certificação.

          A presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, Stael Soraya Rosa esteve, na semana passada, em visita ao ver. Ronnie Mello, acompanhada do historiador Dagoberto Alvim Clos, do sr. Luiz Francisco Matias, presidente do Instituto Histórico e Cultural de Uruguaiana, da srª Elza da Fontoura, vice-presidente do MNU e de representantes da família Fernandes, quando trouxe a informação sobre o registro do primeiro quilombo da região sudoeste do estado.

          A Mesa Diretora, através de indicação aprovada em plenário, está sugerindo ao Poder Executivo que estude a viabilidade de criar uma Zona Especial de Interesse Social, bem como, inclua no Plano Diretor do Município, conforme determina o Estatuto das Cidades, a fim de que sejam desenvolvidas políticas específicas para a comunidade, demarcação da área e garantia de proteção de direitos, regularização fundiária e implantação de serviços básicos.

          Por solicitação do presidente Ronnie Mello (PP), a indicação também será encaminhada à comissão instituída para a construção do plano diretor.

9 de maio de 2011