Reciclar é um ato de cidadania e a Câmara aderiu

A Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) realizou palestra na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta quarta-feira, dia 20 de junho de 2018. Na programação da semana de aniversário da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, a exposição “Reciclar, um ato de cidadania” foi realizada pela fundadora da entidade, Maria Tugira Cardoso.

Na ocasião, foi relatada a história da ACLAN, o trabalho de conscientização pelo aumento da separação do lixo, o desenvolvimento de ações de inclusão de catadores e a dedicação pela valorização, reconhecimento e empoderamento desses profissionais.

Catadores são agentes transformadores. Nosso empenho é para que a sociedade se organize para reciclar, como somos organizados, separando corretamente os resíduos e direcionando para associações e cooperativas que destinam corretamente o material”, considera Maria Tugira.

No espaço, foi assinado Termo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Uruguaiana, representada pelo vereador presidente Irani Fernandes, e a ACLAN que dispõe sobre nova sistemática de separação e recolhimento do lixo no prédio do Legislativo. “Hoje inicia-se um novo ciclo na Câmara. Uma era de apoio e de ações pela reciclagem, assim colaborando com o trabalho dos catadores e com a preservação do meio ambiente”, considerou Irani.

Os catadores recolhem materiais como plástico e papelão. Não recebem vidros, lâmpadas, isopor e resíduos orgânicos.

A DICA É SEMPRE SEPARAR LIXO SECO DO ORGÂNICO E DIRECIONÁ-LO ÀS COOPERATIVAS OU ASSOCIAÇÕES.

IDENTIFIQUE ABAIXO QUANDO AS ASSOCIAÇÕES PASSAM NO SEU BAIRRO:

Associação dos Catadores de Material Reciclável de Uruguaiana (ACMRU), composta de 20 pessoas fazem o trabalho pela manhã das 07h40min às 11h30min conforme o cronograma abaixo:

Mais informações com o Vice-Presidente da ACMRU, Sr. Getúlio, através do telefone 99142-4918.

Associação de Catadoras e Catadores Amigos da Natureza (ACLAN), das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Para mais informações, entrar em contato com a Sra. Jaluza, através do telefone: 99671-9958