Receita total do município em 2008 alcançou R$ 113,5 milhões

O secretário municipal de Planejamento, Júlio Tietbohl, apresentou à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal o resultado do cumprimento das metas fiscais prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2008. Durante a audiência pública sobre as metas fiscais do terceiro quadrimestre do ano passado, o secretário informou que a receita total realizada em 2008 alcançou a cifra de R$ 113,5 milhões, superando a previsão orçamentária, fixada na LDO, em R$ 8,6 milhões. A arrecadação a maior, segundo o secretário, deve ser atribuída aos incentivos de recuperação fiscal que permitiram os ingressos de receita.

As metas fiscais com relação às despesas também foram informadas aos vereadores. Em 2008, o município registrou uma despesa total de R$ 102,6 milhões, valor menor do que o previsto na LDO que era de R$ 104,9 milhões. Tietbohl disse que a redução de despesas ocorreu graças a medidas de contenção de gastos, promovidas pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB). Na leitura do relatório, o secretário informou que as receitas e despesas projetadas no exercício se comportaram dentro do esperado. “Deve-se considerar o esforço do executivo em acompanhar a evolução da receita em relação à despesa. Não houve a necessidade de limitação de empenhos e de movimentação financeira nas dotações”, comentou.

20 de março de 2009