Providências para destinação adequada de lixo são esclarecidas no Parlamento

20 de março de 2015

O andamento para a implantação do sistema de transbordo de lixo de Uruguaiana foi tratado na Câmara Municipal. Representando a secretaria de Meio Ambiente, o secretário Rogério de Moraes e o biólogo, Luis Bortoluzzi, também o relator do projeto do Grupo de Assessoramento para discussão e apresentação de propostas à destinação final de resíduos sólidos urbanos, General José Alberto Leal, detalharam as providências tomadas pelo Poder Executivo para a adequada destinação do lixo de Uruguaiana, por solicitação do vereador Fernando Tarragó (PSDB).

Na ocasião foi apresentado o relatório final do Grupo de Assessoramento, aprovado em janeiro de 2015, que indica as propostas mais indicadas para a destinação dos resíduos. Os quase 30 anos de atraso nas providências foram frisadas pela secretaria, elencando a não execução do definido no Plano Diretor de 1988, de ação civil de melhoria de sistema em 1993 e do Termo de Ajustamento de Conduta para o fechamento do lixão em 2006, e que apenas em 2013, o projeto para a gestão de resíduos foi iniciado.

Ações do Executivo em andamento

Em 2014, a Câmara Municipal aprovou a alteração na contribuição da taxa de lixo com a exigência de ser definida em janeiro de 2015 as providências sobre uma forma alternativa e permanente de descarte dos resíduos. O vereador Tarragó questionou o destino dos recursos e o atraso no cumprimento desta afirmação considerando que a cobrança da nova taxa está em vigor, mas o transbordo foi não iniciado.

O secretário esclareceu que houve morosidade na concessão de licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, dessa forma, a construção da base para a realização do transbordo do lixo foi prejudicada. A autoridade estabeleceu o prazo de 60 dias para a aplicação da medida, e garantiu que os recursos estão depositados em fundo municipal, aguardando o início da operação de transbordo.

Neste contexto, o secretário apontou a existência do lixão que deverá sofrer o processo de remediação do local, o projeto em andamento de aterro sanitário para o depósito adequado de material, a polêmica recorrente por novas tecnologias de transformação dos resíduos e a gestão de coleta seletiva em parceria com as associações de catadores.

A Coleta Seletiva Solidária tem 35% em execução, na próxima semana representará 60% com a parceria com mais uma associação e até junho, a meta é cobrir 100% do município. Em 10 de abril o centro de triagem, hoje feito provisoriamente no IRGA, deve ser inaugurado.

Colaboração dos munícipes

A necessidade do desenvolvimento da consciência ecológica dos cidadãos foi frisada pelo presidente do Grupo de Assessoramento à destinação final de resíduos sólidos urbanos. Entre as atitudes que podem ser tomadas está a iniciativa de separação dos resíduos em residências e a denúncia sobre a formação de novos lixões ou lugares irregulares como depósito.