Proposta para agilizar atendimento da SAMU é apresentada

Estudos para implantação da Central de Regulação Compartilhada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) são indicados pela Câmara Municipal de Uruguaiana à Prefeitura.

A sugestão do vereador Celso Duarte (Progressistas) foi demonstrada dia 8 de julho de 2021.

A proposta redefine o atendimento por telefone. Ao realizar o chamado para o SAMU (192) a ligação como de costume cai na Capital (Porto Alegre), mas ao informar a cidade da ocorrência a ligação de imediato será redirecionada para o médico regulador local do plantão do SAMU em Uruguaiana.

De acordo com o exposto, esse modelo existe em outros municípios do Estado e a finalidade é agilizar os atendimentos no socorro de vítimas. “Todos os chamados caem na central, entrando em uma fila que atende a demanda de quase todos os municípios gaúchos. No momento do socorro, um minuto pode ser decisivo para salvar uma vida, ou evitar sequelas irreversíveis aos pacientes”, afirmou Celso.