Proposta de dia dedicado à Amizade Argentino-Brasileira é retirada da Câmara

O projeto de lei que propunha a inclusão no Calendário Oficial o Dia da Amizade Argentino-Brasileira foi retirado da pauta da Câmara Municipal pelo proponente, vereador Irani Fernandes (PP). Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 30 de abril de 2015, a iniciativa foi realizada em protesto aos transtornos vivenciados nas últimas semanas para a entrada de uruguaianenses em Paso de Los Libres.

Conforme o parlamentar, esta atitude está entre os modos de manifestar a insatisfação do Parlamento com as formalidades impostas na aduana, que foram regulamentadas pelos governos federais da Argentina e do Brasil. A matéria daria continuidade ao trabalho desenvolvido entre os parlamentos uruguaianense e librenho, desde 2014, para integrar as comunidades. “Entretanto, as legislações federais estabelecem regras que não condizem com a nossa realidade fronteiriça”, esclareceu o vereador.

O Dia da Amizade Argentino-Brasileira, 30 de novembro, é definido através de decretos dos governos federais da Argentina e do Brasil. Em Uruguaiana, a proposta era desenvolver nas instituições de ensino do município atividades orientadas para difundir a cultura e a história
argentinas. “Em outro momento devemos voltar com a discussão sobre projeto, por reconhecer a importância da união entre a população das cidades gêmeas e da promoção da educação bilíngue”, garantiu Irani.