Projeto torna obrigatória lista de médicos plantonistas

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que torna obrigatória a divulgação da lista de médicos plantonistas no município.

A proposição de autoria da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT) e Cristiano Bonapace (DEM) foi apresentada na reunião do dia 18 de maio de 2021.

O PL refere-se a plantonistas e responsáveis pelos plantões dos Postos de Saúde, Pronto-Atendimentos, Pronto-Socorro do Município e Serviços Terceirizados de Plantão Médico de Saúde instalados em Uruguaiana. Na lista a ser fixada em local visível aos pacientes, deve conter informações como nome dos médicos, especialidade, dias e horários, e nome dos responsáveis administrativos e médicos que respondem pela chefia do plantão.

“Essa será uma ferramenta de transparência nos serviços públicos de saúde. É uma possibilidade de controle social sobre a suposta falta de médicos, e de dar ao cidadão a oportunidade de também fiscalizar estes serviços e consolidar os seus direitos”, considera Manoela.