Projeto de lei do carnaval de rua será arquivado

O carnaval de rua de Uruguaiana não terá o número de noites reduzido. O consenso entre todos os participantes da audiência pública, promovida pela Comissão de Serviços Municipais, da Câmara de Vereadores, é de que as quatro noites do carnaval de rua devem ser mantidas. Na noite de terça-feira passada, os dirigentes das escolas de samba foram uníssonos em rejeitar a proposta da vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB), que apresentou projeto de lei propondo a redução no carnaval de rua para apenas duas noites.
Diante das justificativas das escolas de samba, a vereadora Alfonsina prometeu solicitar o arquivamento do projeto de lei. Para ela, o objetivo era ouvir a opinião da comunidade carnavalesca e enriquecer o projeto inicial com idéias e sugestões. O projeto da vereadora visava qualificar o carnaval local com a realização dos espetáculos em apenas duas noites. Segundo ela, a redução das noites facilitaria o retorno dos turistas e permitiria que a apuração das notas fosse realizada no domingo, além do que os atrasos seriam evitados.
A proposta, porém, não agradou os carnavalescos porque comprometeria a receita das entidades. O presidente da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (Liesu), Newton Gomes, foi enfático:
– O carnaval de Uruguaiana precisa de quatro noites de espetáculos, porque necessita de recursos. Se não tiverem recursos, o carnaval e as escolas de samba vão morrer – disse.
Para os presidentes das escolas de samba Os Rouxinóis, Jair Rodrigues, e Bambas da Alegria, Darlan Moura, o carnaval de rua deve ser mantido com quatro noites de desfiles para garantir a receita das entidades carnavalescas.
A audiência pública, no entanto, não se limitou a discutir a redução no número de noites do carnaval de rua. Os vereadores e carnavalescos também fizeram uma avaliação do evento popular e apontaram propostas que foram anotadas pela Comissão de Serviços Municipais. Entre as propostas estão a construção de um sambódromo, a valorização dos sambistas de Uruguaiana, a criação de um conselho municipal do Carnaval, a previsão de recursos orçamentários para a Liesu e a realização de um carnaval regional.

15 de maio de 2007