Projeto de gerenciamento e descarte de lixo eletrônico é tratado na Câmara

Na reunião de quinta-feira, dia 24 de agosto, foi encaminhado às Comissões Técnicas da Casa Projeto de Lei que institui para gerenciamento e destinação final dos produtos e componentes eletroeletrônicos, considerados como lixos tecnológicos.

A proposta de autoria do vereador Vilson José Brites (PMDB) busca o correto o descarte do material sem danos ou impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade.

Classifica-se como lixo eletrônico todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, incluindo os acumuladores de pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e produtos magnetizados, de uso doméstico, industrial, comercial e de serviços, que estejam em desuso e sujeitos à disposição final. O projeto prevê processos de reciclagem, reutilização dos componentes e disposição final adequada e neutralização de seus componentes tecnológicos equiparados a lixo químico.

O acúmulo de lixo eletrônico cresce e num futuro próximo causará sérios problemas para nossa comunidade, com o projeto incentivamos a coleta seletiva, respeitando legislação ambiental, de saúde e segurança pública”, esclareceu o vereador Brites.