Projeto da Semana do Aleitamento Materno será votado na próxima terça-feira

O projeto de lei que institui a Semana Municipal do Aleitamento Materno, de autoria da vereadora Josefina Soares (PSDB), foi submetido, na tarde desta quinta-feira (10/09/09), ao primeiro turno de discussão e leitura dos pareceres das comissões técnicas de Constituição, Justiça e Redação, Serviços Municipais e Finanças e Orçamento. O projeto recebeu pareceres favoráveis e será novamente apresentado ao plenário na próxima terça-feira para segunda discussão e votação.

O objetivo do projeto é instituir no calendário oficial de eventos de Uruguaiana, sempre na primeira semana do mês de maio de cada ano, a Semana do Aleitamento Materno. Durante esta semana seriam realizadas atividades de conscientização da população sobre a importância da amamentação para as crianças e para as mães. Entre os benefícios da amamentação estão a redução dos riscos de desenvolvimento de câncer de mama pelas mulheres e o fortalecimento do sistema imunológico das crianças amamentadas.

A vereadora Josefina Soares agradeceu aos demais vereadores pelo pareceres favoráveis e destacou a importância da Semana do Aleitamento Materno. “Muitas mulheres ainda não dão a devida importância para o aleitamento materno por falta de informação e de orientação. Este projeto vai instituir uma semana dedicada a este trabalho informativo. As mães irão receber informações sobre os benefícios de amamentarem seus filhos. Benefícios que vão desde a prevenção ao câncer de mama ao desenvolvimento afetivo dos bebês”, destacou.