Projeto busca implantação de programa de resistência às drogas na rede municipal de ensino

O projeto de lei que dispõe sobre a implantação e regulamentação do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), em Uruguaiana, começou a tramitar nesta terça-feira (03/08/10) na Câmara Municipal. O projeto é de autoria do vereador José Clemente Corrêa (PT) e busca contemplar o programa que já vem sendo desenvolvido pela Brigada Militar. O projeto visa a regulamentação municipal do programa para que haja continuidade e eficácia no trabalho a ser desenvolvido através de convênio com a Brigada Militar.

Segundo o vereador, “o Proerd municipal é um programa desenvolvido pelas Polícias Militares com atuação diretamente nas escolas, onde policiais militares instrutores realizam seu trabalho instrutivo-preventivo, com aulas presenciais, utilizando-se de recursos e didáticas devidamente direcionados a cada público assistido. O programa aproxima e fortalece os trabalhos de segurança pública junto à comunidade através da modalidade de policiamento comunitário”.

O projeto de lei prevê que caberá à prefeitura municipal de Uruguaiana, através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, a aquisição do material necessário para a aplicação do programa (livro do estudante, folders, banners e camisetas) aos alunos assistidos. O programa será desenvolvido durante o ano letivo, em escolas municipais da zona urbana e rural de Uruguaiana.

O Proerd é aplicado às crianças da quarta série do ensino fundamental, sendo integrado à grade curricular de cada escola que adota o programa. “O Proerd é pedagogicamente estruturado em 17 lições, ministradas, obrigatoriamente, por um policial militar fardado, que, além da sua presença na sala-de-aula, na atuação como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: polícia militar, escola e a família”, explica o vereador.