Programa Segurança Escolar é indicado

A instituição de “Programa Segurança Escolar” será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana para execução da Prefeitura.

A proposição do vereador Irani Fernandes (P) foi aprovada em 18 de junho de 2019 e seguirá ao Poder Executivo como sugestão.

“Não temos hoje uma mentalidade de segurança nas escolas, mas precisamos pensar permanentemente no assunto e criar mecanismos para essa garantia”. Dessa forma manifestou-se Irani sobre a proposta de criar o conjunto de ações para segurança nas instituições do Sistema Municipal de Ensino, rede pública municipal e particular.

O Projeto apresentado consiste no desenvolvimento de ações mitigadoras e de enfrentamento a situações de risco no interior das escolas, bem como na disseminação do conhecimento quanto a protocolos de segurança nas portarias e contra incêndios, por meio da capacitação de servidores e alunos e a adequação dos equipamentos, em conformidade com o Código de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros RS, do respectivo PPCI – Plano de Prevenção e Combate a Incêndio – Planos de Segurança Pública e Manuais de Primeiros Socorros.

Deverá fazer parte do cronograma de ações do "Programa Segurança Escolar", treinamento de alunos, pais, professores, Guardas Escolares e funcionários de como se portar em caso de invasão à escola, incêndio, controle de pânico e técnicas de primeiro socorros. Também a presença de pelo menos um profissional com conhecimentos sobre segurança pública, prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas.