Programa de doação de cabelos é indicado

A criação do programa “Doe Esperança” de incentivo à doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer foi sugerida pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

A matéria de autoria do vereador Clemente Correa (Podemos) foi indicada dia 21 de maio de 2024. A finalidade é sensibilizar as pessoas com relação à doação de cabelos, para que organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos produzam perucas, que serão distribuídas gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda em tratamento contra o câncer, vedada qualquer utilização comercial.

De acordo com o parlamentar, o programa visa promover solidariedade para com o próximo; enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor provocada pelo câncer; e recuperar a autoestima dos pacientes em tratamento contra o câncer.

O "Doe Esperança" incluirá atividades de conscientização sobre a importância da doação de cabelos para a confecção de perucas, com o objetivo de estimular potenciais doadores. Serão realizados mutirões e disponibilizados postos de coleta para facilitar as doações. Os doadores receberão o título "Sou Cidadão de Uruguaiana e Dou Esperança" como forma de reconhecimento.

Essa ação solidária beneficia os dois lados, buscando fortalecer a autoestima, que está diretamente relacionada com autoconfiança, um fator fundamental para vencer o desafio de um longo tratamento, alcançando resultados satisfatórios não só do ponto de vista físico, mas também emocional”, registrou Clemente.

Anualmente, a campanha deve ser realizada na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro.