Profissionais para identificar problemas primários de visão são solicitados

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 21, foi definido o envio para as Comissões Técnicas da Casa Legislativa do Projeto de Lei que dispõe sobre o atendimento em atenção à saúde visual primária nos programas de saúde municipais.

A matéria de autoria do vereador Luis Gilberto Risso (DEM) busca autorizar a contratação de profissionais da área da visão para atuarem nos programas municipais de Estratégia da Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas municipais.

O objetivo é promover correções de problemas refrativos e detecção de outros problemas que afetam o sistema visual ou podem ser identificados por ele, principalmente em crianças frequentadoras das escolas municipais, adultos ou idosos. O vereador Risso frisou que muitos problemas de aprendizagem são similares aos causados por problemas de visão, sendo um motivo suficientemente importante para realização de exames visuais nas crianças. “A aprendizagem é um processo complexo onde o papel da visão é crucial”, destacou sobre necessidade do acompanhamento profissional que sugere a matéria.

Ainda o projeto inclui a organização de palestras do profissional, campanhas de orientação, direcionadas aos professores, alunos, pais ou responsáveis e a comunidade em geral, proporcionando a integração entre escola, a família e a comunidade sobre o assunto. As Comissões da Câmara apreciarão a matéria para posterior votação em plenário.