Problema da educação inclusiva em escolas municipais é tema na Câmara

As condições da educação inclusiva nas escolas municipais de Uruguaiana foram destaque na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 19 de novembro de 2015. Por proposição do vereador Ronnie Mello, utilizou o espaço da tribuna livre, Gladis Dal Pra Almeida, do projeto “Caminho Azul” que atua sobre o transtorno do espectro autista.

IMG_0650

Na oportunidade foram relatados casos de desrespeito aos direitos de crianças e jovens com deficiência como falta de capacitação dos profissionais de educação e apoio pedagógico. “Há muitas barreiras para serem rompidas. O preconceito é grande e as leis não são cumpridas”, declarou Gladis ao afirmar que a inclusão não é feita na totalidade nas escolas municipais.

Conforme o demonstrado, são 34 alunos com deficiência para oito professores na educação infantil, no ensino fundamental são 155 com laudo e 171 sem laudo para 18 professores. Ainda há falta de repasse de informações à Secretaria de Educação sobre casos suspeitos de autismo, de salas de recursos multifuncionais e de formação para professores e auxiliares da educação especial.

A Câmara Municipal formará Comissão Especial para tratar das políticas pública de inclusão. “Lutaremos por melhores condições de acesso e de vida com dignidade e qualidade para as pessoas com deficiência”, afirmou Ronnie.

IMG_0658