Prioridade de vacina para responsáveis por PCDs é indicada

Inclusão de pais, tutores, curadores e cuidadores de pessoas com deficiência na lista de prioridades de vacinação contra a COVID-19 será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

O vereador Marcelo Lemos (PDT) apresentou a demanda na reunião do dia 18 de maio de 2021.

A proposta refere-se aos responsáveis, devidamente identificados com laudo médico dos dependentes. “O convívio externo e cuidados em saúde são necessários para manutenção de qualidade de vida de PCDs, e muitas necessitam de auxílio para locomoção ou realização das mais variadas atividades de vida diária. Não podemos colocá-las em risco de contágio. A vacina garante bem-estar, sobrevivência e segurança às pessoas com deficiência”, considera Marcelo.

A ação foi sugerida pelo PET Fisioterapia Unipampa.

Para fins de comprovação, sugere-se exigência de documentos como aos pais apresentarem certidão de nascimento do(a) filho(a) com laudo médico devidamente carimbado e assinado por médico(a); aos tutores apresentarem decisão de concessão de tutela ou sentença com laudo médico devidamente carimbado e assinado por médico(a); e aos cuidadores apresentarem relatório médico informando que cuidam diretamente da pessoa com deficiência ou declaração da família do paciente com laudo médico.