Primeiro dia de trabalhos no Seminário

Na manhã de hoje (24/03/11), foi dado seguimento ao seminário. A mesa de honra foi composta pelos presidentes da Força Sindical, Cláudio Janta, da Força Verde, Lélio Falcão, da Câmara de Uruguaiana, ver. Ronnie Mello (PP) e pelo Sr. José Antônio Adamoli, representando o gabinete do vice-governador e pelo deputado estadual Frederico Antunes. Após os agradecimentos e manifestações das autoridades da mesa, o primeiro painel teve início com o economista Mário de Lima, da Força Sindical, economista Ricardo Franzoi, do Dieese, José Antônio dos Santos, do IBGE, e com a participação do Prefeito José Francisco Sanchotene Felice. O tema Trabalho na Fronteira foi abordado pelos presentes, sendo tratado sobre o trabalho urbano e rural, as consequências do êxodo rural e o aumento do número de desempregados, culminando com o crescimento dos problemas sócio-econômicos, a falta de mão-de-obra qualificada e a necessidade de proporcionar mais formação de trabalhadores através da educação profissionalizante.

Pela tarde, o painel sobre Emprego e Energia foi desenvolvido pelos painelistas Lélio Falcão, presidente da Força Verde, ver. Rogério de Moraes, Dionísio Mazzui, da Fetracos – Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio da Força Sindical no Rio Grande do Sul, e Marcelo Magu, como mediador do debate, sendo discorrido sobre as carências do setor energético e industrial, consequentemente, como fator preponderante na baixa oferta de empregos.

Foi feita uma abordagem a partir da apresentação de informações e levantamentos comparativos em cima de dados dos últimos censos nos municípios que integram a faixa de fronteira do Rio Grande do Sul, que são aqueles que se encontram na área de até 150 Km ao longo da linha fronteiriça.

O Seminário tem seguimento nesta sexta-feira (25/03), manhã e tarde, com destaque para a presença do deputado federal Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados e da Senadora Ana Amélia Lemos, dentre outras autoridades.