Primeira Infância Melhor é apresentado aos vereadores de Uruguaiana

As coordenadoras regional e municipal do Primeira Infância Melhor (PIM), professoras Flora Machado Duarte e Maria da Graça Saraiva Corrêa, explanaram, nesta terça-feira (08/09/09), na Câmara Municipal de Uruguaiana, sobre o programa que foi concebido originalmente em Cuba e que está sendo aplicado no Estado para orientar as famílias a promover o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Em Uruguaiana, o programa PIM atende 1.250 famílias em situação de vulnerabilidade social. Estas famílias são assistidas, semanalmente, por 50 visitadores que acompanham o desenvolvimento de 800 crianças e de 40 gestantes. O programa é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e os municípios gaúchos.

Para a coordenadora regional, Flora Duarte, o programa PIM pode ampliar ainda mais a sua presença no município. Enquanto Uruguaiana conta com apenas 4,98% da população de crianças sendo atendida pelo PIM, outros municípios do Estado contam com uma abrangência de 100%. “Uruguaiana possui suas particularidades. O cinturão de miséria é muito maior do que em cidades como Marau, na região norte do Estado. Em Uruguaiana, precisamos aumentar o número de visitadores para ampliar o número de famílias atendidas”, destacou.

A coordenadora municipal do PIM, Maria da Graça Corrêa, comenta que o programa está inserido em uma política pública que objetiva prevenir a repetência escolar, a gravidez na adolescência, o consumo de drogas e os casos de violência doméstica. “O PIM ensina a família a amar os seus filhos e estas famílias bem orientadas evitarão problemas sociais futuros”, disse.

A exposição das coordenadoras do PIM foi requerida pelo vereador Rafael Alves (PSDB). Segundo o parlamentar, o governo do Estado irá apoiar todos os visitadores com bicicletas. Em Uruguaiana, as secretarias de Ação Social, Saúde e Educação estão envolvidas no projeto PIM.