Prevenção e risco de HPV foram explanados na Câmara
O HPV (papiloma vírus humano) foi assunto tratado na Câmara Municipal de Uruguaiana na sessão ordinária desta terça-feira, dia 10 de dezembro de 2013, por proposição do vereador Rafael Alves. A infecção de 80% da população feminina pelo vírus no mundo foi apresentado por Marta Abad e Thaís Aramburú, representando cerca de 220 milhões de mulheres com o vírus, dado da Organização Mundial da Saúde.
A cada 10 mulheres infectadas, oito são portadoras de tipos de vírus oncológicos. Neste sentido, foi destacada a importância da prevenção com o uso do preservativo e principalmente a realização de vacina que impede o desenvolvimento do câncer de Colo de Útero. A disponibilidade da vacina para adolescentes através de incentivo do Ministério da Saúde foi anunciado para Uruguaiana, com o inicio das aplicações em março e a segunda dose em setembro de 2014.
As campanhas apoiadas pelo Poder Público, Organizações Não-Governamentais e empresas privadas foram citadas pelas profissionais da saúde como essenciais para a divulgação das informações à comunidade.