Prestação de contas municipais do 2º quadrimestre é realizada no Legislativo

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública, no dia 27 de setembro de 2024, para apresentação do relatório de avaliação de metas fiscais cumpridas no 2º quadrimestre deste ano.

No evento promovido pela Comissão de Finanças e Orçamento, o Poder Executivo expôs as informações sobre as receitas e as despesas conforme o planejamento financeiro.

A receita efetivada no período de janeiro a agosto foi de R$ 314.445.330,96, portanto corresponde a variação de 71,06% do programado para o exercício. O total das despesas correntes atingiu R$ 250.948.804,63, equivalente a 57,03% da dotação do ano.

O Resultado Nominal, diferença entre receitas e despesas, resultou em superavitário de R$ 45.761.567,83, demonstrando a redução da Dívida Consolidada Líquida do município. A Despesa com Pessoal do Executivo, considerando a metodologia de cálculo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), apresenta o índice de 48,12%, ou seja, abaixo do limite legal.

Com relação à Divida Consolidada Líquida - DCL, cujo comprometimento em relação à Receita Corrente Líquida - RCL não deve ultrapassar o limite de 120% observa-se que, no final do quadrimestre em análise, foi atingido o índice de 38,45% demonstrando, assim, que a Administração Municipal está cumprindo, neste quesito, os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal.

As despesas com saúde atingiram o índice de 17,58% sobre a Receita Líquida de Impostos e Transferências. Observa-se, portanto, o cumprimento com mínimo de 15% estabelecido na Lei Complementar n° 141/2012.

As despesas típicas de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, atingiram o percentual 24,29% das receitas de impostos e receitas de transferências constitucionais. Observa-se, nesse caso, que o Município não cumpriu o limite mínimo de 25% estabelecido pela Constituição Federal.

Relatório completo no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/11293