Presidente eleito promete levar reuniões da Câmara de Vereadores para os bairros

A Câmara Municipal de Uruguaiana desenvolverá, em 2008, um projeto revolucionário. Este foi o anúncio feito pelo vereador Mauro Brum (PMDB) eleito, na manhã desta quinta-feira, novo presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal para o ano de 2008. A chapa liderada por Brum foi eleita com sete votos dos 11 vereadores. Mauro Brum pretende levar as reuniões da Câmara Municipal para todos os bairros da cidade. “Vamos levar as reuniões das quintas-feiras para os bairros da cidade e proporcionar a participação efetiva dos moradores. Será um projeto revolucionário”, anunciou.
Mauro Brum sucederá o atual presidente Francisco Barbará (PMDB). Juntamente com Mauro Brum também foram eleitos os vereadores José Alfeu Vieira de Freitas (PTB), como vice-presidente, e Liliane Riela (PTB), como primeira secretária. A vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) será a segunda secretária, e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB), o terceiro secretário da Mesa Diretora.
A ausência de uma chapa adversária na disputa pela presidência foi inédita. Pela primeira vez, apenas uma chapa concorreu à presidência da Mesa Diretora. O novo presidente administrará um orçamento anual estimado em R$ 4 milhões, oriundo de repasses constitucionais que correspondem a até 7% do orçamento municipal que em 2008 prevê uma receita de R$ 108 milhões.
Os vereadores que votaram contra à eleição da única nominata inscrita foram José Fernando Tarragó (PSDB), Marcus Lemos (PP), Josefina Soares (PSDB) e Rogério de Moraes (PSDB). O vereador Mauro Brum tomará posse no próximo 1º de janeiro, em sessão solene. Segundo o presidente eleito as relações do parlamento com o executivo municipal serão pautadas de acordo com os preceitos da Constituição Federal, da Constituição do Estado e da Lei Orgânica de Uruguaiana. “A Lei Orgânica está sempre comigo e debaixo do braço”, disse. Mauro Brum lembrou ainda que 2008 será um ano “difícil” por haver eleições municipais, mas adiantou que contará com a experiência adquirida em 2003, ano em que também presidiu a Câmara Municipal, para conduzir o parlamento municipal.

13 de dezembro de 2007