Presidente denuncia falhas de atendimento do SAMU

No dia 19 de outubro de 2011 na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Ronnie Mello (PP) relatou situação ocorrida com um servidor do Legislativo, cuja sogra necessitou de atendimento emergencial em razão de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) e que passou por uma situação totalmente atípica quanto ao que se espera do atendimento emergencial de saúde.

O presidente, de forma indignada, narrou que, enquanto o servidor estava ao telefone com a médica do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, outros parentes foram até o Posto Central de Saúde e agilizaram o deslocamento da ambulância até a paciente. Ao ser informada que a ambulância havia chegado ao local, a médica ficou irritada porque não havia autorizado o deslocamento do socorro, interrompendo o atendimento da paciente e passando a repreender, por telefone, os profissionais que ali estavam.

Foi dito pelo presidente Ronnie que fato de mesmas circunstâncias foi noticiado na imprensa local e que culminou com a morte de uma jovem em Porto Alegre, pela negativa de atendimento porque a solicitante não estava no mesmo local da paciente, demonstrando que existe falhas no serviço. O vereador repudiou a burocracia implantada, questionou os procedimentos instaurados e que podem custar a vida de pessoas e parabenizou a atitude dos enfermeiros da ambulância que, acima da burocracia, levaram em consideração o respeito à vida humana.

Ao final, sugeriu que a Câmara convide os responsáveis e prestadores de serviço do SAMU e o secretário de Saúde do Município para que compareçam ao Legislativo e esclareçam a forma de prestação do serviço.