Presidente da Ulfro entrega reivindicações da fronteira a candidatos ao Piratini

O presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro) entregou, na semana passada, aos candidatos ao Palácio Piratini pelo PSDB, PT e PMDB uma carta com as prioridades que o novo governo estadual deverá enfrentar na região da fronteira a partir da posse em 2011. Saúde, segurança, infraestrutura estão entre as principais demandas regionais.

As reivindicações prioritárias da região foram entregues, em Porto Alegre, aos candidatos a governador Yeda Crusius (PSDB) e José Fogaça (PMDB), e ao candidato a vice-governador na chapa de Tarso Genro (PT), Beto Grill (PSB). As reuniões foram organizadas pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Everest Palace Hotel.

O vereador Mauro Brum disse que, para a área de saúde, a principal demanda é o fortalecimento da rede hospitalar dos municípios da Fronteira Oeste com recursos do orçamento estadual, incentivando o atendimento de alta complexidade por especialidades em cada município. Os vereadores pedirão ainda que o novo governador assuma o compromisso de reivindicar ao governo federal a construção de um hospital regional federal com serviços de alta complexidade para atender os pacientes dos municípios da faixa de fronteira.

Na área de segurança pública, a Ulfro aponta como prioritário o fortalecimento do quadro da Brigada Militar, Polícia Civil e Corporação de Bombeiros, nos municípios da Fronteira Oeste. Além disso, a entidade pede aos candidato incentivos salariais e adicionais para os policiais civis e militares lotados na região. Na área de infraestrutura, a Ulfro reivindica a finalização e manutenção das rodovias estaduais nos municípios da região, além de melhoria das redes de energia elétrica e construção de barragens.

21 de setembro de 2010