Presidente da Comissão do Mercosul da AL espera solução urgente para problemas de integração na fronteira

O presidente da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa do Estado (AL), deputado estadual Rossano Gonçalves (PDT), participou nesta quinta-feira do encontro da União dos Legislativos da Fronteira Oeste, na Câmara Municipal de Uruguaiana. Ele anunciou que cobrará dos deputados federais que compõem a bancada gaúcha, em Brasília, uma solução para a exigência do seguro internacional Carta Verde na fronteira com a Argentina.
A proposta da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro) é de haver isenção deste seguro para os moradores das cidades fronteiriças, permitindo o deslocamento por uma faixa de até 50 quilômetros a partir da linha de fronteira entre os países vizinhos. Gonçalves disse que o encontro com os deputados federais ocorrerá durante a audiência pública do próximo 20 de agosto, em Porto Alegre, no plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado. Entre os participantes estará o deputado federal Vieira da Cunha, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Congresso Nacional.
– Gostaríamos de ter a solução para esse entrave, mas lamentavelmente não depende apenas do trabalho da Assembléia Legislativa do Estado. Esperamos ter uma solução objetiva e urgente nesta próxima reunião, em Porto Alegre – disse.
Durante a reunião da Ulfro, o presidente da Comissão do Mercosul da AL ouviu e apontou os diversos problemas existentes. Entre as pessoas que se manifestaram estavam o empresário José Schwanck e o presidente da Câmara Temática Transportes Internacionais (CTTI), da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul, Abel Paré. Questões como o contrabando e a revenda ilegal de combustíveis argentinos em cidades da região e a diferenciação de preços na revenda de óleo diesel argentino para os condutores de veículos brasileiros foram alguns do temas apresentados ao deputado. Gonçalves disse que pretende interiorizar os trabalhos da Comissão do Mercosul da AL, neste segundo semestre, instalando em diversas cidades de fronteira sessões da comissão. Outra proposta do deputado é trabalhar em cada audiência pública os temas específicos.

26 de julho de 2007