Presidente da Câmara participa de reunião na capital do Estado sobre o arroz e a pesca

O Vereador Ronnie Mello (PP) participou de audiência na tarde da última sexta feira (21 de janeiro de 2011) onde tratou de assuntos do interesse do município.

Na oportunidade foi atendido pelo técnico Sr. Paulo Lipp. Em pauta, entre outros assuntos, a prorrogação do período da piracema e a questão do arroz.

Com referência a pesca, o presidente do Legislativo entregou uma cópia do manifesto da Associação dos Pescadores Profissionais de Uruguaiana, através do qual o seu presidente, Sr. Antônio Luiz da Silva, solicita a prorrogação do período de piracema até o dia 30 de abril de 2011.

A Associação justifica o pedido de prorrogação com base nos prejuízos que estão sendo sofridos em razão da seca que assola a região do Baixo Uruguai, além da pesca predatória que tem sido praticada principalmente nos afluentes do rio Uruguai.

Na questão do arroz, o ver. Ronnie foi informado que na semana passada ocorreu uma reunião na secretaria entre o titular da pasta, Sr. Fernado Mainardi e o governador Tarso Genro para tratarem do tema.

Foram apresentados todos os problemas relativos ao campo, mais precisamente a questão do arroz no que tange à estiagem e ao preço da saca.

Conforme Lipp “o preço atual, na entressafra já é totalmente nocivo ao produtor, imaginem quando começar a colheita”.

Segundo Paulo, após a apresentação dos estudos feitos pela secretaria, o governador mostrou-se solidário ao setor prometendo encaminhar, o que não for competência do Estado, à União para que sejam tomadas as medidas no sentido de que os produtores não sejam ainda mais prejudicados.

O presidente do Legislativo Uruguaianense também questionou o técnico se haveria alguma determinação ou encaminhamento quanto à questão da redução do ICMS (o Estado possui a maior alíquota do país para o arroz), Lipp diz desconhecer qualquer proposta ou estudo neste sentido.