Presidente da Câmara Municipal denuncia problemas do Mercosul ao Itamaraty

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Rogério de Moraes (PT), reuniu-se na semana passada, em Brasília, com o embaixador Alfonso José Senna Cardoso para tratar de assuntos relacionados ao Mercosul e às áreas de fronteira. Na ocasião, o vereador denunciou problemas como o roubo de caminhões e de cargas na Argentina, além da discriminação sofrida pelos transportadores brasileiros no país vizinho.
O encontro ocorreu na quinta-feira (21/12), no Itamaraty. Acompanharam o presidente da Câmara de Uruguaiana, a vereadora Jussara Osório (PP), três representantes de entidades ligadas ao setor de transporte internacional de cargas e o presidente da Frente Parlamentar dos Legisladores dos Municípios de Fronteira, vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Carlos Juliano Budel (PTB).
Foram relatados ao embaixador Senna os diversos problemas de integração ocorridos no Mercosul, entre eles a discriminação sofrida pelos transportadores de cargas brasileiros na Argentina. Em agosto passado, o governo argentino colocou em vigência um decreto que impõe preços diferenciados para o óleo diesel vendido aos transportadores estrangeiros. A discriminação fere o acordo de tratamento isonômico entre os parceiros do Mercosul. Segundo o vereador Rogério de Moraes, o embaixador ouviu a proposta do grupo com atenção e prometeu uma posição.
– Propusemos que o governo brasileiro subsidie o óleo diesel para os transportadores brasileiros para que não ocorra perda de competitividade no setor. O embaixador, em contrapartida, disse que o Brasil ou equacionará diplomaticamente o problema ou adotará uma posição. Na nossa avaliação, esse comprometimento foi positivo – disse o vereador Rogério de Moraes.
Além dos preços diferenciados do óleo diesel para estrangeiros na Argentina, o grupo também pediu a atenção do Itamaraty para as questões ambientais no Mercosul, para a unificação das legislações de trânsito dentro do bloco econômico e para programas alternativos de inclusão dos sacoleiros no mercado de trabalho. A reunião do grupo com o embaixador, em Brasília, foi articulada pelo deputado estadual gaúcho Estilac Xavier (PT). A reunião vinha sendo negociada desde a realização da audiência pública promovida em conjunto pela Comissão do Mercosul e dos Assuntos Internacionais, da Assembléia Legislativa do Estado, e pela Câmara de Vereadores de Uruguaiana, em setembro passado.

26 de dezembro de 2006