Presidente da Câmara entrega documento ao senador Zambiasi

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana entregou, na tarde de quinta-feira (31/08), em Porto Alegre, ao presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM), senador gaúcho Sérgio Zambiasi, um documento que expõe a preocupação do setor de transporte internacional de Uruguaiana com as recentes medidas restritivas e discriminatórias adotadas pela Argentina. O documento foi elaborado e assinado pelas cooperativas, sindicatos e associações do setor de transporte internacional de Uruguaiana.

A entrega ocorreu no plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado, durante a audiência pública que debateu questões fronteiriças, dentro da 1a Jornada de Trabalho sobre o Mercosul. O evento foi promovido conjuntamente pela Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, do Congresso Nacional, e pela Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa. A audiência reuniu senadores, deputados estaduais e legisladores dos países membros do bloco econômico (Uruguai, Brasil, Argentina, Paraguai e Venezuela), além das lideranças do setor de transporte internacional.

Na reunião, deputados estaduais e o presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana destacaram a necessidade de fazer cumprir o Acordo de Transporte Internacional Terrestre (ATIT) e revisar os demais acordos do Mercosul. O presidente da Câmara de Vereadores cobrou ainda uma posição do governo brasileiro diante das recentes medidas discriminatórias adotadas pelo governo argentino, entre as quais a que elevou em 100% o preço de comercialização do óleo diesel para estrangeiros no território argentino, prejudicando a competitividade dos transportadores brasileiros.

– Saímos com uma excelente impressão da reunião porque vemos que a questão foi prontamente recebida e encaminhada pela Comissão do Mercosul do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa. Respeitamos a soberania do governo argentino, mas cobramos uma posição â altura do governo brasileiro para solucionar a questão. Ou o governo subsidia o transporte internacional para manter o setor competitivo no Mercosul, ou adota uma medida restritiva para os argentinos, impedindo que os caminhoneiros argentinos entrem com o tanque de combustível cheio no território brasileiro, obrigando-os a abastecer no Brasil – disse o presidente.

O senador Sérgio Zambiasi recebeu o documento e disse que a discussão de problemas ligados â integração do Mercosul são importantes para aprimorar as relações entre os povos do bloco econômico. O senador enfatizou que os países membros trabalham para implantar o Parlamento do Mercosul até o final deste ano. O Parlamento do Mercosul deverá ser o foro adequado para que os problemas sejam discutidos abertamente e com franqueza.

1 de setembro de 2006