Presidente da Câmara e deputado planejam Free Shops na Fronteira

O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Francisco Barbará (PMDB), reuniu-se na última quinta-feira, dia 01 de março de 2012, com o deputado Frederico Antunes (PP) em Porto Alegre. Junto com o prefeito, João Carlos Gediel e o vereador André Pinto (PSDB), da Barra do Quaraí, eles trataram das reivindicações dos municípios que representam e da região, também sobre as demandas da Comissão de Representação Externa para acompanhar o andamento dos projetos Lei que permitem a instalação de Free Shops em cidades gêmeas de fronteira do Rio Grande do Sul.

No encontro, os participantes comprometeram-se em liderar junto a Associação de Prefeitos da Fronteira Oeste (AMFRO) e a Associação dos Vereadores da Fronteira Oeste (ULFRO), um grupo de trabalho para acompanhar as reuniões e audiências públicas sobre o tema. Esta comissão busca diagnosticar a viabilidade da instalação deste novo tipo de comércio na região. A proposta que foi aprovada no final do ano passado pela Câmara Federal, na primeira quinzena de março, segue para apreciação no Senado Federal. Após aprovado, entra em vigor, através de promulgação por parte da presidente Dilma Rousseff.

Dessa forma, será permitida a implantação da atividade de Free Shop em cidades irmãs do Rio Grande do Sul com Argentina e Uruguai. Entre os municípios beneficiados estão Chuí e Chuy; Santana do Livramento e Rivera; Uruguaiana e Libres; Quarai e Artigas; Aceguá e Acegua; São Borja e São Tomé; Itaqui e Alvear; Jaguarão e Rio Branco; além de Porto Xavier, Barra do Quaraí e Barracão. Segundo o deputado, a criação de uma zona de livre comércio, também do lado brasileiro, será um tratamento de igualdade para tornar mais harmônico o comércio na região.

5 de março de 2012