Presidente da Assembléia Gaúcha defende financiamento público de campanhas

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Frederico Antunes (PP), defendeu, nesta quinta-feira, na tribuna da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, o financiamento público das campanhas eleitorais e o voto em lista fechada. Antunes explicou aos vereadores do município os principais temas da reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional. O voto em lista fechada, a fidelidade partidária, a federalização dos partidos políticos e o financiamento público das campanhas são temas essenciais da reforma para o presidente da Assembléia Legislativa do Estado.
– Defendo o voto em lista fechada com alguma flexibilidade e o financiamento público das campanhas para que ocorra um comprometimento de todos com as idéias dos partidos. O sistema eleitoral financiaria correntes doutrinárias e idéias políticas, e não os indivíduos candidatos. O compromisso individual não é tão forte quanto o compromisso do partido – declarou o deputado.
Durante à visita à Câmara de Vereadores, o deputado Antunes anunciou que espera contar com os vereadores de Uruguaiana na realização, durante o segundo semestre deste ano, do processo de interiorização da Assembléia Legislativa. Frederico propõe que o município sedie a última etapa de interiorização do parlamento gaúcho neste ano. Frederico também convidou os vereadores a participarem de um encontro com o primeiro presidente do Parlamento do Mercosul, deputado uruguaio Roberto Conde, em Porto Alegre, no próximo dia 19 de julho. Por sugestão do presidente da Câmara Municipal, Francisco Barbará (PTB), os vereadores Rogério de Moraes (PSDB) e Marcus Lemos (PP) organizarão uma reunião de trabalho para elaborar um documento que será entregue ao Parlamento do Mercosul. O documento vai expor as necessidades e anseios das comunidades de fronteira com relação ao Mercosul.

28 de junho de 2007