Presidente apresenta principais ações de 2024
O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Adenildo Padovan (Podemos), realizou a prestação de contas da gestão 2024 na última reunião ordinária do ano no dia 19 de dezembro.
Na oportunidade, foram elencadas as ações desenvolvidas pelo parlamento e as atividades de cada departamento: Controle Interno; Imprensa; Cerimonial; Compras, Patrimônio e Almoxarifado; Informática; Recursos Humanos; Ouvidoria; Assessoria Jurídica; Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó; Legislação e Registros; Protocolo e Contabilidade.
Neste ano, foram traçadas 30 metas pela gestão para o exercício 2024, destas 21 foram alcançadas. Dentre as metas não atingidas, algumas se tratam de aquisição de itens que não foram adquiridos nas licitações e outras que foram reavaliadas. “Destacamos o compromisso e a dedicação dos servidores e dos diversos setores do Legislativo. Aqui evidenciamos as conquistas que celebramos, além das iniciativas que reforçam nossa transparência e responsabilidade com o bem público”, afirmou Padovan.
Entre as ações estão a nova identidade visual da Câmara, a publicação do Plano Estratégico e a contratação de empresa para execução das obras de reforma, que está programada para ocorrer nos primeiros meses de 2025, e contempla uma série de melhorias estruturais essenciais, como troca do telhado dos gabinetes; reforma elétrica e lógica nos gabinetes; adequações para acessibilidade.
A instituição da Semana do Aniversário do Legislativo contou com exposição fotográfica, palestra com Tribunal de Contas, Concurso de Redação e Desenho, campanha de saúde bucal e solenidade. Ainda o sábado com o projeto “Câmara Cidadã”, reunindo diversas instituições para prestação de serviços e informações para a comunidade, com Cartório Eleitoral com regularização de títulos e servidores atualizando as contas do Gov.Br.
Destaque é dado à modernização e à transparência digital, com migração de sistemas administrativos para a nuvem, trazendo maior segurança e estabilidade para facilitar o acesso remoto para servidores e gestores, e implantação do sistema 1Doc, plataforma de tramitação de documentos digital para agilizar a tramitação de documentos e reduzir custos com impressão e tempo de tramitação, e ampliar a transparência.
No período também foi atualizada a Galeria dos Ex-Presidentes, com a pintura dos quadros a óleo dos líderes do Legislativo de 2018 a 2024, pelo pintor Alejandro Arnutti.
O Relatório da Gestão será publicado no site da Câmara no início de 2025 para atualização completa dos dados deste ano.