Preservação do Rio Uruguai é polemizada no Seminário

Os temas tratados durante o segundo dia do 4° Seminário da Força Sindical – Faixa de Fronteira do Mercosul, dia 21 de março de 2012, realizado na Câmara Municipal de Uruguaiana, proporcionaram debates entre os participantes. Eles fizeram apontamentos importantes para diagnosticar a situação do meio ambiente e do saneamento básico em Uruguaiana e região. A distribuição de água, o tratamento de esgoto e a preocupação com a conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente foram destaque no plenário.

O funcionamento da empresa Foz do Brasil, responsável pelo fornecimento de água à população de Uruguaiana foi discutido pelos vereadores. Segundo o diretor da empresa, Eduardo Frediani, confirmou que, em oito meses, cerca de três milhões de reais foram investidos nos serviços considerando instalação de rede, reformas e equipamentos. Entretanto, o vereador José Clemente Corrêa questionou as ações da empresa quanto ao tratamento da água que retorna ao rio Uruguai. Por outro lado, o vereador Rafael Alves, elogiou as iniciativas da empresa quanto à preservação e sobre o rápido retorno positivo aos usuários da empresa.

Presente ao evento, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, falou sobre as conquistas do município nos últimos tempos, destacando a boa qualidade da distribuição de água. Na oportunidade, também reuniu-se com o presidente da Casa Legislativa, vereador Francisco Barbará, em seu gabinete.