Prefeito veta projeto de lei que regulamentava o hino nativista de Uruguaiana

O prefeito José Francisco Sanchotene Felice vetou o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que regulamentava a obrigatoriedade de execução do hino nativista de Uruguaiana, a canção “Por Quem Cantam os Cardeais”, dos músicos Vaine Darde e João Chagas Leite. O projeto de autoria da vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) havia sido aprovado em setembro passado e dispunha que o hino deveria ser executado obrigatoriamente nos órgãos públicos e escolas municipais durante os festejos da Semana Farroupilha.
O veto total aposto pelo prefeito municipal será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação antes de voltar a ser apreciado pelo plenário da Câmara Municipal. Em sua justificativa, o prefeito de Uruguaiana esclareceu que a matéria diverge da Lei Federal 5.700/71, que dispõe sobre a forma e apresentação de símbolos nacionais.

2 de outubro de 2007