Prefeito Sanchotene Felice envia mensagem aos vereadores

O prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) enviou uma mensagem à presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Neraí Kaufmann (PSDB), contestando uma matéria veiculada na edição n° 1571, do Jornal Cidade, sob o título Tempos de Im(pro)pério(s): Prefeito não precisa de vereadores. A mensagem foi incluída na pauta da reunião ordinária desta quinta-feira (27/08). Nela, o prefeito destaca que nunca afirmou que não precisa de vereadores e que tem a convicção de que os votos dos parlamentares, em plenário, são indispensáveis. Abaixo, a íntegra da mensagem:

Senhora Presidente,

O Jornal Cidade, em sua edição de 21/08/09, nº 1.571, veiculou matéria, sob o título: Tempos de Im(pro)pério(s): Prefeito não precisa de vereadores, que venho contestar em respeito a esse Egrégio Poder.

Ao assumir meu primeiro mandato, em 1º de janeiro de 2005, pronunciando-me na solenidade de posse, nesta Colenda Câmara de Vereadores, afirmei textualmente: “contarei com apenas três vereadores na bancada do PSDB, o que não me preocupa”. “Só encaminharei à Câmara projetos de maior interesse da população. Se me preocupasse, estaria subestimando os Senhores Vereadores, posto que admitindo implicitamente a possibilidade de obstruções contra o interesse público.”

Continuo pensando assim.

Nunca afirmei que não preciso de vereadores. Pelo contrário. Tenho convicção que seus votos em plenário são indispensáveis. Muito mais do que isto: o Poder Executivo não pode prescindir de projetos de origem parlamentar; de ações propositivas; de emendas que aperfeiçoem os encaminhamentos do Governo. Muito menos pode dispensar ou subestimar ações fiscalizadoras, e reivindicatórias da Câmara de Vereadores, assim com estudos, projetos e empenho institucional em prol de Uruguaiana.

Informo-lhe, ainda, que sempre desejei e desejo uma bancada de apoio equilibrada e firme, e uma bancada de oposição respeitosa e ética, que ajude o Executivo a descobrir e evitar erros, omissões e possíveis condutas impróprias ou ilegais, a serem combatidos e afastados exemplarmente.

Ao final, esclareço a Vossa Excelência e aos Dignos Vereadores, que sou movido a ideais e objetivos. Governo com a participação popular e com o apoio da comunidade. E convicto que tal comportamento ajuda a contar com a solidariedade do parlamento. Entendo não ser preciso qualquer troca ou bajulação. Basta o respeito recíproco e o reconhecimento pessoal e público.

A população é muito mais inteligente, justa e participativa do que pensa a velha política tradicional, da qual não temos saudade.

Tanto eu, como Chefe do Executivo, quanto os Senhores Vereadores, como parlamentares responsáveis, precisamos uns dos outros. Mas muito mais precisamos acatar a opinião pública e as manifestações majoritárias da comunidade, razões de ser de nossos mandatos.

Concluindo, afirmo a Vossa Excelência que intrigas não irão afastar-nos do bom caminho. Agentes públicos, que colocam objetivos populares acima de divergências menores, ficam quase sempre do mesmo lado na hora de históricas decisões.

Respeitosamente,

Sanchotene Felice – Prefeito Municipal